
PRÁTICA DO BODY SCAN OU ESCANEAMENTO DO CORPO
Geralmente esta prática é realizada na posição deitada, mas pode ser realizada em outra posição que seja confortável.
Aqui a âncora para manter a atenção no momento presente, são as sensações corporais, as quais devem ser analisadas de maneira detalhada e progressiva durante a prática. Além disso, é importante manter uma atitude de abertura e aceitação diante do que surgir.
1. Após escolher a posição para a prática, relaxe o corpo na superfície onde você esta apoiado. Fique na posição mais confortável possível. Uma vez deitado, pode-se deixar que os braços e as mãos fiquem ao longo do corpo, com as palmas das mãos voltadas para cima ou conforme sua preferência. As pernas podem permanecer da mesma maneira.
2. Por alguns instantes esteja atento à respiração e perceba os movimentos do peito e do abdômen.
3. Conforme a preferência ou necessidade, escolha iniciar esta prática pelos pés ou pela cabeça.

4. Iniciando a prática pela cabeça: percorra toda a cabeça e explore as sensações na cabeça, no couro cabeludo, na parte de trás da cabeça apoiada na superfície, testa, nos olhos, lábios, dentes, sobrancelhas, ao redor dos olhos, nos olhos, no pescoço, ambos os lados do rosto, nariz, mandíbula, vá observando devagar e de maneira consciente, perceba todas as sensações presentes em todas as partes do corpo, uma de cada vez. Perceba a temperatura, se esta quente, frio, o contato com as roupas, com o chão, colchão, entre outras possibilidades. Preste atenção às sensações agradáveis bem como às desagradáveis ou possíveis pontos de tensão, dor ou desconforto.
Em seguida, observe a região ao redor do pescoço. Então a sua atenção deve-se se deslocar para os ombros e demais partes do corpo: braços, mãos, dedos das mãos, tórax, abdômen, para toda a extensão das costas, quadris, área pélvica, pernas, pés e também dedos dos pés. Lembre-se de explorar a superfície da pele, os ossos, músculos e tendões, ou seja, as partes internas do corpo.

Ao optar por iniciar esta prática pelos pés, observe primeiramente a temperatura, sendo um pé de cada vez e também os dedos dos pés. Então, continue a explorar as demais partes do corpo até chegar à cabeça.
5. Caso perceba qualquer desconforto, dor ou tensão em alguma parte específica do corpo durante a prática observe e explore focando nesta região. Imagine que através da sua respiração você ajuda a dissolver e a aliviar o mal estar.
6. Outro aspecto importante antes de terminar a prática é perceber e explorar por algum tempo as sensações do corpo como um todo e não somente nas partes específicas e isoladas como proposto no início, em seguida, deve-se realizar algumas respirações profundas e então iniciar lentamente o alongamento do corpo, cada um a seu tempo e então “voltando” ao momento presente.
Fonte: Mark Williams e Danny Penman.
